A gestão do governo Lula voltou a ser destaque na mídia após a divulgação dos valores que já foram destinados a campanhas publicitárias neste terceiro mandato do presidente petista. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), já foram gastos cerca de R$ 984,8 milhões em propagandas governamentais, ou seja, quase R$ 1 bilhão em ações de comunicação veiculadas na televisão aberta desde janeiro de 2023.
++Morte de jovem evidencia disputa sobre responsabilidade da Ponte do Esqueleto
Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) e revelam que a maior parte dos recursos foi destinada aos principais grupos de comunicação do país. A TV Globo lidera o ranking, com R$ 517,6 milhões recebidos no período, concentrando pouco mais da metade de toda a verba distribuída. Em seguida aparecem a Record, com R$ 228,9 milhões, e o SBT, com R$ 143,1 milhões.
Juntas, as três emissoras receberam aproximadamente R$ 889,6 milhões, o equivalente a cerca de 90% de todos os recursos destinados aos sete grupos de televisão contemplados pelo levantamento. Também receberam verbas a Band, a RedeTV!, a TV Cultura e a TV Gazeta.
++Última foto de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas antes da queda alertava ‘risco de morte’
Segundo a Secom, a distribuição dos investimentos segue critérios técnicos baseados em indicadores de alcance, audiência e planejamento de comunicação institucional. O órgão ressalta ainda que os dados estão disponíveis no Sicom, plataforma utilizada para garantir transparência aos gastos públicos com publicidade governamental. Os números mostram ainda uma evolução dos investimentos ao longo do período analisado, com destaque para 2025, quando os desembolsos atingiram R$ 369,8 milhões, o maior valor anual registrado desde o início do atual mandato.

